A vida pela frente – Émile Ajar (Romain Gary)
Comecei a ler esse livro despretensiosamente após ver o filme, coisa que nunca faço. Sou daquelas que se vejo o filme primeiro, não leio mais o livro. Gosto quando as histórias me cativam e crio os personagens fictícios na minha cabeça, montando baseado nas narrativas do autor, mas o filme foi tão especial, que resolvi dar o braço a torcer e foi uma baita surpresa positiva!
Vencedor do prêmio Goncourt, este livro tornou-se um dos romances mais vendidos do século xx. Apesar de publicado há mais de quarenta anos, parece mais atual do que nunca. Momo vive sob os cuidados de Rosa, uma senhora judia. Sobrevivente de Auschwitz, ela cuida de diversas crianças em seu apartamento. É nesse ambiente que Momo conta sua história. Da fricção entre a inocência e a brutalidade do mundo sai a força de um dos romances mais cativantes da literatura francesa recente.
Através da narrativa de Momo, um menino de 10 anos abandonado pelos pais, que é acolhido por uma ex prostituta e sobrevivente do Holocausto, todos esses sentimentos negativos são tratados de forma tão poética e inocente que se sobressaem os sentimentos de amor, solidariedade e amizade. Esse livro inspirou o filme “Rosa e Momo”, disponível na Netflix, com a volta da incrível Sophia Loren aos cinemas.