Perfil


Venceslau Tavares Costa Filho
Doutor em Direito pela UFPE. Professor dos Cursos de Graduação em Direito da UPE e da FAFIRE. Professor Permanente dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Direito, e do Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UFPE. Professor convidado do Curso de Especialização em Direito Civil da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco-USP. Presidente da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS) - Seção Pernambuco. Membro da Academia Iberoamericana de Derecho de Familia y de de las Personas. Membro da Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo. Advogado.
Reflexões sobre a retrovenda (pactum redimendi) por ocasião da Páscoa na tradição judaico-cristã.
Nelson Nogueira Saldanha e suas circunstâncias: reflexões por ocasião dos noventa anos de seu nascimento.
Carta de um civilista aos Reis Magos
A questão da cartularidade dos títulos de crédito e o processo judicial eletrônico
Pessoa jurídica pode sofrer dano moral?
Tendências doutrinárias em matéria de direito de família e direito das sucessões por ocasião da IX Jornada de Direito Civil do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal.
Esquece o Código Civil e faz o que teu coração mandar! Ou: porque precisamos refletir sobre o sentimentalismo no direito de família.
Precisa-se de estudantes de Direito
A relativização do enunciado n. 385 da Súmula de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça
Porque chamar de Rocinante uma coluna de direito civil contemporâneo: para não dizer que não falei da civilística e sua síndrome de Gabriela
Sobre

O Juridicamente é um portal focado em colunas nas variadas áreas do Direito. Uma plataforma viva de conhecimento que transcende os currículos jurídicos para ampliar os horizontes de estudantes e de profissionais; que prepara aos desafios contemporâneos, mas não negligencia o melhor de nossa tradição jurídica.